terça-feira, 21 de novembro de 2017

"Bocababa", um livro de Tina Vallés

Bocababa
Texto de Tina Vallés e ilustrações de Gabriel Salvadó
Editado pela Fragmenta em 2016

"O Bocababa é um menino sem sorte. Tem um olho distraído e o outro surpreendido e passa o dia a tropeçar e a colecionar galos porque não olha para onde tem de olhar.
O Bocababa tem sempre a boca aberta de par em par e a gola da camisola empapada pelo fio de saliva que lhe vai caindo."
(...)



O Vira-Tripas é um peixe sem cor. Mora na barraquinha dos peixes da feira ambulante da região. (...) Enquanto os outros peixes encontram logo dono, ele envelhece num aquário minúsculo e abandonado a um canto."

Um dia a feira ambulante instala-se na rua do Bocababa… e nada voltará a ser como dantes.

Fonte: interior do livro





— Este livro parte da amizade entre um menino e um peixe um pouco diferentes do resto.
— Tina Vallès, por meio de um estilo muito descritivo, que não diz tudo nem julga ninguém, leva-nos a pensar nas diferenças, nos defeitos físicos e no bullying, tão presente nas nossas escolas.
— As ilustrações de Gabriel Salvadó constituem uma espécie de caricaturas respeitosas que aliviam a carga dramática do conto.
— No «Guia de leitura» a autora explica o nascimento das personagens e do enredo e, logo a seguir, propõe uma série de jogos linguísticos e de situações para repensar a vida.




A Autora: Tina Vallés

Nasci em Barcelona em 1976. Desde que aprendi a escrever nunca deixei de contar histórias, primeiro aos pais e aos amigos, depois aos leitores e, desde 2009, também, e sobretudo, às minhas duas filhas, a Alba e a Mar. Publiquei as antologias de contos para adultos L’aeroplà del Raval (2006, seleção de textos do blogue homónimo), Un altre got d’absenta (2012) e El parèntesi més llarg (2013, Prémio Mercè Rodoreda de contos e narrativa), e também o pequeno romance Maic (2011). 
E, para o público mais pequeno e exigente, escrevi El caganer més divertit del Nadal (2011), Petita història del Palau Gu¨ell (2011) e Totes les pors (2016). Para além de escritora, sou também tradutora e revisora.
Fonte: Wook


Livro disponível na rede de Bibliotecas do concelho de Arganil
Boas leituras!

Sem comentários:

Enviar um comentário