sexta-feira, 2 de junho de 2017

"Se eu fosse um Mágico", um livro de António Mota

"Se eu fosse um Mágico"
Texto de António Mota e ilustrações de Rui Castro
Editado pela Gailivro em 2008

Começa assim:

"Se eu fosse um mágico

Se eu fosse um mágico 
trazia um anel muito fino e muito brilhante 
no dedo indicador da minha mão direita 

e para fazer magias espantosas, só precisava 
de pensar e soprar muito suavemente 
no meu anel tão fino como um cabelo.

Podia pensar na palavra vento,
soprava no anel tão leve como 
a asa de um pinhão 


e logo me transformava em nuvem e divertia-me a inventar 
pássaros com chifres e castelos com asas. (…)

(…) Podia pensar na palavra abraço
soprava no anel tão agradável como 
a areia fina da praia 
e logo via os meus avós, os meus pais, os meus tios e padrinhos e os meus amigos
todos voando e rindo com os seus braços abertos.
Eu ficava muito feliz e fazia o mesmo.
E o nosso abraço nunca mais tinha fim."

Fonte. interior do livro



Quarto volume da colecção "Se eu fosse", este álbum de António Mota, com ilustrações de Rui Castro, explora as possibilidades geradas pelo recurso à magia e à fantasia. Com poderes ilimitados e orientado unicamente pela sua imaginação, afectos e criatividade, o narrador cria um mundo onde só há beleza, alimento, saúde, afectos, paz e tolerância. 
As várias situações recriadas revelam o desejo de perfeição e felicidade que todas as crianças possuem, em alternativa à realidade imperfeita que conhecem. Assim, a magia e a fantasia são a forma de fuga possível, permitindo a criação de uma realidade alternativa onde reinam os afectos e os homens poderão, finamente, encontrar o paraíso perdido. 
As ilustrações combinam uma dimensão mais fantástica com outra marcada pela verosimilhança, dando forma e cor aos sonhos e fantasias do narrador.

Fonte: Wook


Livro recomendado pelo Plano Nacional de Leitura para o 1º ano de escolaridade.

Obra disponível na rede de Bibliotecas do concelho de Arganil
Boas Leituras!

Sem comentários:

Enviar um comentário