segunda-feira, 5 de junho de 2017

Hoje é o Dia Mundial do Ambiente: sugestão de leitura

"A Ecologia passo a passo"
Texto de François Michel e ilustrações de Marc Boutavant
Editado pela Miosótis em 2005

"A ecologia estuda as relações entre os seres vivos - os humanos, os animais e as plantas - e os meios em que vivem. Ao longo dos últimos 150 anos, as actividades humanas, industriais e agrícolas transformaram mais o nosso ambiente do que todo o tempo decorrido desde a pré-história! E essas actividades consomem muito oxigénio do ar, água e energia e produzem uma quantidade enorme de resíduos que poluem o ar, a água e os solos. Este livro ensinar-te-á a compreender a ecologia para adquirires os bons reflexos. Porque a Terra está em perigo…"

Fonte: contracapa do livro


"E se falássemos de ecologia?
É uma palavra um pouco complicada que vem de duas palavras gregas: eco, que significa habitat, e logia, que significa ciência.
A ecologia estuda as relações entre os seres vivos - os seres humanos, as plantas, os animais - e os meios onde vivem, sejam eles naturais ou transformados.


Esta disciplina científica data da segunda metade do século XIX, época em que Charles Darwin fixa a sua teoria da evolução das espécies, enquanto outros naturalistas destacam a importância dos climas, dos solos e dos meios aquáticos nos seres vivos.

O ar e a água são os dois elementos naturais com os quais e nos quais se desenvolvem os seres vivos. E o ar e a água circulam no teu corpo, mas também nos solos, nos rios, na atmosfera, nas casas, nas fábricas, nos oceanos. Portanto, tudo está relacionado com tudo! 


Em ecologia, é muito importante conhecer e compreender os diferentes ciclos: ciclo da água, ciclo da alimentação (a cadeia alimentar), ciclo das estações, ciclo do carbono… e muitos outros. Se as actividades humanas modificarem os ciclos naturais de modo demasiadamente importante, isso perturba toda a vida no planeta."
Fonte: interior do livro (Pg. 8 e 9)

Ilustrações de Marc Boutavant
Obra disponível na rede de Bibliotecas do concelho de Arganil
Boas leituras!

Sem comentários:

Enviar um comentário