quinta-feira, 11 de maio de 2017

"Malala: a menina que queria ir à escola", um livro de Adriana Carranca

"Malala: a menina que queria ir à escola"
Texto de Adriana Carranca e ilustrações de Bruna Assis Brasil
Editado pela Nuvem de Letras em 2016 

"O nome Malala Yousafzai, a menina que quase deu a vida por querer ir à escola, nunca será esquecida.
Malala nasceu no Paquistão em 1997, no vale do Swat, uma região de extraordinária beleza, habitada por reis e rainhas, príncipes e princesas, cobiçada por povos antigos e protegida pelos bravos guerreiros pashtuns - os povos das montanhas.
Uma das melhores alunas da turma, a pequena Malala cresceu nos corredores da escola do pai, Ziauddin Yousafzai, até ao dia em que os talibãs invadiram a sua cidade. Armados e sempre vigilantes, proibiram a música e a dança, obrigaram as mulheres a ficar em casa e decretaram que apenas os meninos poderiam estudar. Malala não podia aceitar esta situação e, fazendo das palavras a sua arma, resistiu - e continuou a ir às aulas. A 9 de Outubro de 2012, quando voltava da escola, foi alvejada por membros dos talibãs, e poucos acreditaram que sobreviveria.

A jornalista Adriana Carranca visitou o vale do Swat dias depois do atentado, hospedou-se em casa de uma família local e decidiu escrever este livro-reportagem, onde conta tudo o que por lá viu e aprendeu, para ensinar às crianças do resto do mundo a história real da menina mais jovem a ter recebido o Prémio Nobel da Paz. Um bonito e verdadeiro exemplo de como uma pessoa e um sonho podem mudar o mundo."

Fonte: Contracapa do livro

Ilustrações de Bruna Assis Brasil

A história emocionante de uma criança na sua luta pelo direito à educação.
A ocupação talibã da sua região natal impôs às mulheres a proibição de frequentarem o ensino e Malala, na altura uma menina de 12 anos, não se conformou. 
Esta é a história da vida inspiradora de Malala, onde se explica aos mais jovens os acontecimentos e como a coragem de uma menina pode, de facto, mudar o mundo.
Livro disponível na rede de Bibliotecas do concelho de Arganil
Boas Leituras!

Sem comentários:

Enviar um comentário