sexta-feira, 24 de março de 2017

O Homem e as Palavras: A vida do poeta Eugénio de Andrade

"O Homem e as Palavras: A vida do poeta Eugénio de Andrade"
Texto de Conceição de Sousa Gomes e ilustrações de Chico
Editado pela Ambar em 2009


Eugénio de Andrade gostava de dizer que a poesia portuguesa é um dos melhores produtos de Portugal, capaz de obter muito sucesso na exportação, como provam, entre outros, Camões e Fernando Pessoa.
Mas o próprio Eugénio, que já foi traduzido com êxito para mais de 20 línguas, pode provar tal afirmação. Só que isso não resulta apenas do milagre da poesia, resulta também de muito trabalho e atenção. Menino nascido com algum desconforto, discreto funcionário público, homem desinteressado de riquezas e triunfos mundanos, Eugénio de Andrade empenhou-se desde a adolescência em responder da melhor maneira à sua vocação de poeta, reflectindo sempre sobre a natureza e a condição humana, e esmerando-se na arte da palavra, que às vezes o levou a gastar horas só com um verso. Por isso deixou-nos uma obra limpa como a de um autor clássico, que nos ensina a amar as plantas ou as flores e os animais, o sol e a água, e que, sem deixar de lembrar o lado sombrio da vida, contém vigorosos apelos à plena realização individual e ao prazer de viver e de criar.

Fonte: Arnaldo Saraiva
Contracapa do livro



Recriação da biografia do poeta Eugénio de Andrade, esta narrativa procura aproximar o autor de As mãos e os frutos  (1948) do público infantil, dando especial ênfase à sua infância e juventude vividas na Beira Interior. As paisagens naturais que o cercaram e o afecto da mãe marcaram de forma indelével a personalidade do homem e a escrita do poeta que, desde muito cedo, se apaixonou pelas palavras e pela poesia. Reconhecido pela crítica e pelo público, autor de dois livros destinados aos mais novos, Eugénio de Andrade constitui uma figura incontornável da literatura portuguesa do século XX. Com ilustrações de Chico, recriando ambientes e paisagens, acompanhando o percurso do poeta, o livro dá conta dos lugares marcantes do seu percurso, desde a terra natal até ao Porto, passando por Coimbra. Não são esquecidas alusões e citações de poemas do autor nem as referências à sua paixão por gatos, espécie que o ilustrador também recria.


Por Ana Margarida Ramos
in www.casadaleitura.org


Ilustrações de Chico

Obra disponível na rede de Bibliotecas do concelho de Arganil
Boas leituras!

Sem comentários:

Enviar um comentário