sexta-feira, 13 de janeiro de 2017

“Como te sentes?", um livro de Anthony Browne

“Como te sentes?"
Texto e ilustrações de Anthony Browne
Editado pela Kalandraka em 2012
“Como te sentes?

Bem, às vezes sinto-me aborrecido... 

e às vezes sinto-me sozinho.

Às vezes sinto-me muito contente... 

e às vezes sinto-me triste."



Fonte: interior do livro


Com este livro, os mais pequenos aprenderão a expressar como se sentem, através de imagens e palavras simples: aborrecidos, contentes, tristes…

O texto é breve e complementa-se na perfeição com as suas ilustrações, cujo destaque vai para a expressão e atitude da personagem, em cenários adornados com acessórios do quotidiano – brinquedos, pinturas, livros… – que, por sua vez, reforçam cada conceito com a sua correspondente descrição visual.

Anthony Browne transporta-nos até ao mundo das emoções infantis, joga com as cores, os tamanhos, as tipografias: figuras que tanto crescem como diminuem; traços ondulantes; palavras maiúsculas, minúsculas ou cursivas, diferentes em função da sua carga emotiva.

“Como te sentes?” é um livro para pré-leitores e primeiros leitores, um livro de autoconhecimento e de socialização.

 O autor:
 Anthony Browne (Sheffield, Inglaterra, 1946)

Licenciado pelo Leeds College of Art, especializou-se em design gráfico. O seu afinco perfecionista pela representação da figura humana provém da influência de um dos seus primeiros trabalhos como desenhista num hospital de Manchester. A sua dedicação à ilustração infantil corresponde a uma etapa posterior, como desenhador de postais de felicitações. O seu estilo revela um interesse pelos pintores surrealistas, pelas cenas oníricas e pela introdução de elementos estranhos nas ilustrações.
Entre os galardões que recebeu ao longo da sua trajetória, destacam-se a Medalha Kate Greenaway, o prémio Kurt Maschler e a Medalha Children’s Laureate 2009. Mas, acima de todos, figura o Prémio Hans Christian Andersen no ano 2000 pelo conjunto da sua obra.
Foi o primeiro britânico a obter esta distinção, desde 1956. É um dos autores ingleses mais prestigiados pela sua contribuição para o desenvolvimento de novas formas de leitura, olhar e relacionamento com a linguagem plástica.
Assim o provam títulos como “Pela floresta”, “O livro dos porquinhos” e “As preocupações do Billy”, editados pela KALANDRAKA. 
Os críticos afirmam que o seu trabalho cria um universo pleno de referências culturais e artísticas, pistas visuais e chaves que valorizam a inteligência do leitor, para completar e interpretar o texto, independentemente da sua idade.

Fonte: Kalandraka

Ilustrações de  Anthony Browne

Livro recomendado pelo Plano Nacional de Leitura para Educação Pré-Escolar

Obra disponível na rede de Bibliotecas do concelho de Arganil
Boas Leituras!

Sem comentários:

Enviar um comentário