sexta-feira, 12 de agosto de 2016

Leituras Musicadas


Esta actividade é um momento cultural dinamizado pela Professora Graça Moniz. A leitura em voz alta, os livros e a música transportam-nos para um mundo de aventuras e peripécias impulsionadas pelos protagonistas destas histórias.
No passado dia 3 de Agosto, a Professora Graça Moniz convidou os participantes a inventarem uma história. Todos juntos, trabalhámos a nossa memória...
Ora leiam:

Um Grupo na Biblioteca

É quarta-feira à tarde e estamos sentados ao fresco na sala da Hora do Conto na Biblioteca Municipal.
É Verão! Como é normal, o dia está quente. É um belo dia! Diversão, calor, alegria, água, euforia, praia, felicidade, mergulhos, férias, família. Gelados, granizados, batidos, gargalhadas, caminhadas, festas, música, balões, casamentos, amigos, novas amizades. Tanta coisa boa para encher o Verão!
Neste espaço de tempo em que aqui estamos, trabalhamos a nossa memória, pensado em algo que componha a nossa história.
E a nossa história começa agora:

Somos doze crianças, dos 7 aos 11 anos e gostamos de ler, criar coisas novas, explorar a biblioteca, inventar histórias, criar personagens, ver filmes, pesquisar e navegar nos computadores, dar asas à imaginação e sentir o pulsar do coração.
Ao explorarmos as estantes da Biblioteca encontrámos um diamante de 400 quilates e um mapa onde estava assinalado uma passagem secreta…Espantoso!
Pegámos no mapa e conseguimos seguir a pista que nos levou a essa passagem que dava acesso a uma cave.
Um de nós ficou responsável pelo diamante enquanto os outros tentavam descobrir o que havia de especial naquela cave e o porquê daquela passagem secreta.
Depois de muito investigarmos descobrimos que o autor do mapa e quem tinha escondido o diamante era Samuel Simão Francisco de Fátima Mariana da Iris Sara Alice de Lisandro Maria Beatriz João Lennon.
Encantados com a descoberta, voltámos atrás para ir buscar o diamante encontrado. Qual não foi o nosso espanto nem diamante nem Simão que o tinha ficado a guardar.
Perante esta situação transformamo-nos em detectives e fomos procurar o Simão e o diamante.
Separados em quatro grupos partimos à descoberta: um grupo dirigiu-se para a cave, outro para a sala da Hora do Conto, outro para a Sala Infantil e o último para o auditório.
Ao entrarmos na cave, assustados, com medo e quase aterrorizados descobrimos uma coisa a brilhar. Com muita cautela, pé ante pé, o raio de sol que entrou na cave encaminhou-nos até ao diamante.
Debaixo de uma estante repleta de jornais antigos que se mexeram quando nos aproximámos a Alice gritou: 
- “Uauuu! Descobri o diamante e o Simão todo coberto com jornais!”. 
Felizes e contentes pela descoberta mandámos o Lisandro chamar o resto do grupo e transmitir a novidade.
Por unanimidade decidimos deixar o diamante em exposição no átrio da Biblioteca e avisar as autoridades do sucedido.
A nossa descoberta e a nossa ideia de expor o diamante fez com que houvesse uma grande festa na Biblioteca com muitos convidados e gente curiosa.
Numa grande felicidade, ao som da música do Samuel Lennon e muita comidinha todos se divertem, celebrando verdadeiramente o verão.





No final, ouvimos a nossa história.
Momentos divertidos recheados de muita imaginação e criatividade!

Boas Leituras!

Sem comentários:

Enviar um comentário