segunda-feira, 27 de junho de 2016

Um barco no céu de Quentin Blake


"Um Barco no céu"
Texto e ilustrações de Quentin Blake
Editado pela Kalandraka em 2007

“...Isabel e Nicolau voam no seu barco. Com a ajuda das cegonhas, transformam-no numa arca acolhedora. Todos os que sofrem na Terra têm lugar a bordo... 1800 crianças de todo o mundo trabalharam com Quentin Blake para fazer descolar esta assombrosa história.”



"Este livro é o resultado do trabalho conjunto entre o escritor e ilustrador britânico Quentin Blake com meninos e meninas da Grã-Bretanha, China, Irlanda, Luxemburgo, Noruega e França. Reuniram-se e trocaram correspondência durante um ano, dando opiniões sobre o humanismo, a situação do mundo actual e as injustiças que se cometem. O objectivo era fazer um livro em que as crianças pudessem expor a sua ideia de um mundo melhor, em que a amizade e a solidariedade estivessem acima da desigualdade e da violência. 
O barco voador é o símbolo da liberdade; os seus tripulantes são os promotores de uma série de acções arriscadas de resgate: já que acolhem uma cegonha ferida e outras vítimas de outras tantas situações de perigo que procuram refúgio no barco. Assim, encadeiam-se uma série de reflexões sobre a discriminação racial, a questão do trabalho infantil, a contaminação, os conflitos bélicos...
Há muitas causas nobres que defender, muitas pessoas que sofrem, muitos países assolados pela pobreza, muitas crianças que carecem de oportunidades... é necessário que os leitores aprendam com esta obra colectiva quais os motivos por que vale a pena tentar que o mundo seja mais habitável."

Fonte: www.kalandraka.com


Começa assim:

"Isabel e Nicolau passeavam na praia.
Não procuravam nada na areia,
nem água, nem no céu.
Apenas passeavam nas dunas.

- Olha, Nico! O esqueleto de um barco 
em mil pedaços!
- Tenho a certeza que é possível 
consertar estes destroços.
Ajuda-me a soltar o leme!

- Esta polé é para este pedaço de madeira e a roda é...
- Acho que este barco está a ficar muito esquisito, Nicolau!

O vento vindo do mar começou a soprar nas dunas.
A velha vela inchou.
E eis que o estranho barco começou, lentamente, a andar na praia.
Isabel e Nicolau pareciam deslizar sobre a areia.
- Um desconhecido a bombordo! - gritou Isabel.

- Sou a cegonha Sidónia e estou ferida.
Um tiro de espingarda atingiu-me aqui,
no ombro, e impede-me de voar."
Fonte: Interior do livro


"Tematizando o humanismo e propondo o sonho de um mundo melhor, mais justo, mais livre e mais tolerante, Um barco no céu é um álbum que, de uma forma simples, reflecte sobre conceitos abstractos como a guerra, a injustiça, a opressão, a violência, a fome e dá conta do desejo das crianças de construírem um mundo melhor, alterando comportamentos e a relação entre os homens. Relatando uma viagem num extraordinário barco voador destinado a salvar aqueles que, pelo mundo fora, sofrem as consequências das acções terríveis do homem, o livro dá uma mensagem de esperança que resulta também do facto de, para a sua elaboração, o autor, um dos mais reconhecidos ilustradores e cartonistas britânicos, ter recebido a colaboração de muitas centenas de crianças cujo nome surge gravado nas guardas da publicação."
Por Ana Margarida Ramos 

O autor: Quentin Blake
Começou a desenhar desde muito novo. Estudou na Universidade de Londres e na Escola de Arte de Chelsea. Durante cerca de 20 anos dedicou-se a pintar e foi docente na Real Escola de Arte, onde, entre 1978 e 1986, dirigiu o departamento de Ilustração. 
A sua trajectória artística destaca-se por ter colaborado com escritores como Russel Hoban, Joan Aiken, Michael Rosen, John Yeoman e, principalmente, Roald Dahl. Também ilustrou livros clássicos e criou personagens suas, como os conhecidos Senhor Armitage e Mister Magnolia. 
Entre os galardões que recebeu nos últimos anos destacam-se o Prémio Whitebread, a Medalha Kate Greenaway e o Prémio Internacional da Feira de Bolonha. Em 2002 recebeu o Prémio Hans Christian Andersen de Ilustração, o reconhecimento ao mais alto nível no âmbito da literatura infantil e juvenil. Em 2004 foi distinguido pelo Governo Francês como Cavaleiro das Artes e das Letras.

Livro disponível na rede de Bibliotecas do concelho de Arganil
Boas Leituras!

Sem comentários:

Enviar um comentário