quinta-feira, 16 de junho de 2016

Rita Taborda Duarte: sugestões de Leitura


“A verdadeira história de Alice”
Texto de Rita Taborda Duarte e ilustrações de Luís Henriques
Editado pela Caminho em 2004

"A Alice Todas, quase todas, as pessoas pequenas quando crescem se transformam em pessoas grandes e só muito poucas se tornam grandes pessoas. Como a Alice. Mas, antes de ser uma grande pessoa grande, Alice já fora uma grande pequena pessoa. Por isso, quando cresceu continuou a ver os olhos verde-escuros quase terra das formigas. A diferença é que agora os via com os seus olhos grandes de grande pessoa que também conseguia distinguir a pupila azul-celeste-quase-céu nos mesmos olhos verde-escuro-quase-terra das formigas. E os seus dedos ficaram tão compridos que tornavam perto as coisas que estavam muito longe. E muitas vezes se via a Alice ir buscar uma gota de céu às nuvens e um fósforo de luz ao Sol. [...] "

Livro Recomendado pelo Plano Nacional de Leitura
para o 4º Ano de escolaridade

“Sabes, Maria, o Pai Natal não existe”
Texto de Rita Taborda Duarte e ilustrações de Luís Henriques
Editado pela Caminho em 2008

“Como muitos meninos crescidos, o Frederico não acredita que o Pai Natal exista. Tentar convencer a Maria do mesmo é que não vai ser tarefa fácil - e se o Pai Natal deixar de acreditar no Frederico?”

Livro recomendado pelo Plano Nacional de Leitura
para apoio a projetos relacionados com o Natal 

"Fred e Maria”
Texto de Rita Taborda Duarte e ilustrações de Luís Henriques
Editado pela Caminho em 2009

”O Frederico e a Maria são dois irmãos muito, mas mesmo muito diferentes: ela é muito bem comportada; ele, do mais pequeno acontecimento faz uma revolução. Ninguém que os conheça consegue perceber o porquê de tão grande diferença — será que tu consegues? Os dois protagonistas de Sabes, Maria, o Pai Natal Não Existe voltam ao convívio dos jovens leitores!”

“Gastão vida de cão”
Texto de Rita Taborda Duarte e ilustrações de Luís Henriques
Editado pela Caminho em 2010

«Era uma vez um cão chamado Gastão,
que morava com cinco
Animais de estimação.
O Fred que fazia
várias birras por dia,
E a mais pequenina
chamada Maria,
Para além dos pais (…)

E uma tartaruga
chamada Marília.»


Os protagonistas de Sabes, Maria, o Pai Natal não existe e Fred e Maria voltam ao convívio dos mais novos - a eles junta-se o resto da família, com especial destaque para o cão Gastão, que tem um trabalhão a tentar pôr ordem nesta enorme desordem!

“O Rapaz Que Não Se Tinha Quieto”.
Texto de Rita Taborda Duarte e ilustrações de Ana ventura
Editado pela Caminho em 2004.

“Era um miúdo gaiato. E gostava de viajar. Mas os catraios pequenos não se fizeram para andar por aí a passarinhar de terra em terra como se fossem andorinhas ou saltimbancos. (…). Por isso, este rapaz que não se queria ter quieto resolve construir uma alta torre de granito - pedra sobre pedra sobre pedra sobre…-, iluminada por um rebanho de estrelas, na esperança de ser visto por um navio que o venha resgatar. Será que este gaiato miúdo vai, finalmente, conseguir viajar e correr mundo?”


A Autora:

Rita Taborda Duarte nasceu em 1973. Docente do ensino superior (Escola Superior de Comunicação Social) é, desde 2011, membro da Comissão de Leitura da Fundação Calouste Gulbenkian. Escreve regularmente sobre poesia, ensaio e literatura infantil nas mais diversas publicações, como o site Rol de Livros (FCG), ou a revista Colóquio-Letras ou a revista Relâmpago e tem integrado júris de prémios para originais de literatura infanto-juvenil. Em 1998, publica o seu primeiro livro de poesia (Poética breve, Black Sun Editores), a que se seguiram outros dois: Na estranha casa de um Outro e Dos sentidos das Coisas (coautoria de André Barata). Em 2003, vence o prémio Branquinho da Fonseca Expresso-Gulbenkian, com o livro “A Verdadeira História da Alice”. A partir daí, tem escrito com regularidade para crianças e jovens, contando com uma dezena de obras publicadas, muitas delas incluídas no Plano Nacional de Leitura.
Certa vez, num encontro numa biblioteca escolar, um menino chamou-a “Escritora Infantil”. Desde esse dia, assume o epíteto e diverte-se a brincar com as palavras.      

Livros disponíveis na rede de Bibliotecas do concelho de Arganil
Boas leituras!

Sem comentários:

Enviar um comentário