sexta-feira, 22 de abril de 2016

Hoje assinala-se o Dia Mundial da Terra: sugestões de leitura

"A Terra"
Concepção Dorling Kindersley
Editado pela Verbo em 1992.
"Explora cada região do teu planeta nesta fascinante viagem à volta do mundo. Descobre os segredos do leito do mar, porque se movem as montanhas, de que são feitos os desertos e onde se encontra o olho de uma tempestade."

Sabias que a Terra está a ficar cada dia mais pesada? Isso acontece porque partículas de pó muito finas, tão pequenas que não as conseguimos ver, pousam na Terra vindas do espaço. Todos os dias cerca de 25 toneladas são depositadas no nosso planeta.


Porque é que a Terra é azul?
A terra parece azul vista do espaço porque mais de dois terços são constituídos por enormes oceanos e mares mais pequenos. de certos lugares do espaço verias quase só água e uma minúscula porção de terra.

Os maiores rios
O rio mais comprido do Mundo é o Nilo, em África, com 6690 km de comprimento. O delta mais largo do Mundo ocupa uma superfície de 77700 km. É o delta formado pelos rios Ganges e Bramaputra, no Bangladesh e Índia.
Fonte: interior do livro


Fonte: contracapa do livro

"Como funciona a Terra"
Texto de Steve Parker e ilustrações de Guiliano Fornari e Luciano Corbella
Editado pelo Circulo de leitores em 1988

"A Terra está em constante mudança, quer à sua volta quer no seu interior. Aliando belas ilustrações a um texto didáctico Como funciona a terra dá conta das forças em mudança no nosso Planeta. esquemas e desenhos explicam como se formaram as montanhas, como os oceanos se expandiram e como os continentes se expandiram e como os continentes se movem.
Como funciona a terra descreve ainda as forças extraordinárias que controlam o tempo, explica fenómenos estranhos como o sol da meia-noite ou as quedas d'água subterrâneas, entre muitos outros".

Como é que o sistema solar se formou...
Página 8
A história de uma rocha
Página 27
O Livro da Terra
Texto de Guiseppe Zanini e ilustrações de Tony Wolf
Editado pela Anagrama em 1988.
Donde vem a terra
Quando nasceu, a Terra era uma bola de lava a arder.
depois, a pouco e pouco, arrefeceu; a lava endureceu e transformou-se em pedra rija. Toda a superfície do globo ficou coberta de rocha.

A rocha quebra-se
Depois as rochas contraíram-se, formando as montanhas, e começou a chover. Choveu muito, muito, formaram-se rios, a rocha esfarelou-se e a água arrastou as partículas mais pequenas, depositando-as nas planícies. Foi assim que começaram a formar-se as camadas de húmus. Ainda hoje a chuva faz este mesmo trabalho. 

Fonte: interior do livro


Estes e outros livros sobre o tema estão disponíveis
na rede de Bibliotecas do concelho de Arganil
Boas leituras!

Sem comentários:

Enviar um comentário