segunda-feira, 14 de março de 2016

A avó adormecida de Roberto Parmeggiani


A Avó adormecida
Um livro de Roberto Parmeggiani com ilustrações de João Vaz de Carvalho.
Editado pela Kalandraka em 2015

Começa assim:


“A minha avó dorme.
A minha avó dorme o dia todo.
A minha avó dorme o dia todo, desde há um mês…


A minha mãe diz que ela é como a Bela Adormecida,
à espera que um príncipe encantado
a desperte com um beijo.

A minha avó talvez sonhe.
A minha avó talvez sonhe com coisas de que gosta.
A minha avó talvez sonhe com o mar, com limonada,
pão e papagaios de papel.


Antes de adormecer, a minha avó andava a fazer coisas
um pouco estranhas. Uma vez, quando eu regressava
das compras com a minha mãe, encontrámo-la na sala,
toda aperaltada com o chapéu das flores, a dançar uma valsa.
(...)"
Fonte: interior do livro



"A Avó Adormecida" apresenta com sensibilidade, ternura e proximidade, a estreita relação entre um menino e a sua avó, que fica doente. O tom poético do texto é complementado pelas ilustrações simples à base de cores suaves feitas com lápis, aguarela e pastel. 
De destacar ainda é a subtileza com que Roberto Parmeggiane – evocando a sua própria memória sentimental – narra o processo da doença, desde o momento em que os protagonistas partilhavam tempo, leituras e afeto, quando a enfermidade ainda não se tinha manifestado, passando pelos primeiros sintomas e pela letargia do sono irreversível que o neto compensa com a sua companhia; até um desenlace em formato de conto... 
João Vaz de Carvalho recorre a belas metáforas visuais para representar o fluir do tempo, a perda, a ausência e a recordação. Esta narrativa atemporal decorre num ambiente familiar, longe do ambiente frio e impessoal de hospitais e lares. Transmite emoção, serenidade e amor. É uma sincera homenagem a uma figura fundamental na infância de qualquer ser humano: as avós e os avôs.”
Fonte: Fnac


Obra disponível na rede de Bibliotecas do concelho de Arganil
Boas leituras!

Sem comentários:

Enviar um comentário