quinta-feira, 16 de abril de 2015

Hortas Aromáticas de Fernanda Botelho

"Hortas aromáticas" de Fernanda Botelho
Ilustrações de Sara Simões. Editado pela Dinalivro

“Com Hortas Aromáticas celebra-se mais uma vez o ritmo das estações do ano. Depois de Salada de Flores, um livro claramente primaveril, e de Sementes à Solta, uma história de outono, encontramo-nos agora com os dias longos de verão e um tempo luminoso de aprendizagens intensas. Os quatro amigos voltam a juntar-se, desta vez para acampar na quinta ecológica da Sara. Com o entusiasmo de sempre, mergulham na diversidade do mundo vegetal, onde o fascínio pelas plantas parece não ter fim. Desta vez, descobrem as Fabáceas, que não são apenas favas, e as Gramíneas, que não são apenas cereais. Constroem herbários de plantas espontâneas e de flores úteis para as abelhas. Aprendem a fazer óleo de hipericão, visitam a seara do Ti João, espreitam a colmeia, regam a horta de manha cedo, colhem tomilhos, manjericão e maravilhas. E como não podia deixar de ser, não faltam receitas deliciosas da mãe da Sara e o guia de utilização das plantas para pais e professores.”

Fonte: contracapa do livro




Ilustrações de Sara Simões

“Fernanda Botelho nasce na Tojeira, Sintra, e aos 17 anos viaja para Londres, onde inicia e conclui a formação como educadora no método Montessori. Na capital inglesa, estuda ainda pedagogia Waldorf e fotografia, realizando cursos sobre plantas medicinais. Membro da Herb Society UK desde 1997, regressa a Portugal aos 37 anos e desenvolve projetos de educação ambiental junto de escolas, de associações culturais e de câmaras municipais. Autora do blogue Malva Silvestre, estuda literatura infantil com António Torrado e Margarida Fonseca Santos e publica As Plantas e a Saúde, um guia de remédios caseiros.
No seu jardim, partilha os dias com plantas medicinais, um enorme sabugueiro, uma velha figueira, muitos pássaros e alguns gatos.
Natural de Lisboa, onde nasceu em 1980, Sara Simões mostrou ter, desde pequena, uma apetência para o desenho. Não surpreende que se tenha licenciado em Design Industrial e aprofundado a formação em áreas afins, como a animação, o webdesign e a modelação a três dimensões por computador. Entre 2005 e 2007, o gosto pela observação da natureza levou-a a estudar Ilustração Científica com o biólogo Pedro Salgado e a integrar expedições de desenho de campo às Berlengas, ao Douro Internacional ou à Amazónia. Coautora do livro Uma Mão Cheia de Amoras e com ilustrações publicadas em revistas científicas, romances e um guia de campo, Sara revela parte da sua criatividade no blogue Velhadaldeia."

Fonte: Wook

Obra disponível na rede de Bibliotecas do concelho de Arganil
Boas leituras!

Sem comentários:

Enviar um comentário