terça-feira, 3 de fevereiro de 2015

Um presente diferente de Marta Azcona

"Um presente diferente" de Marta Azcona
Ilustrações de Rosa Osuna
Editado pela Kalandraka em 2008 
Começa assim: 

“No dia do seu aniversário, o Marcelo convidou o Tristão para lanchar em sua casa.
- Parabéns! - disse o Tristão ao ver o seu amigo e deu-lhe um pequeno embrulho.
O Marcelo abriu o presente e...” 

Tristão presenteia o seu amigo Marcelo com um bocado de tecido que sobrara de umas cortinas. Marcelo antes tinha preferido um pião, mas acaba por agradecer aquele presente porque se apercebe da quantidade de utilidades que um simples pedaço de pano pode ter: para se limpar, proteger-se do sol, atravessar um rio, abrigar-se do vento, escapar dos perigos…”
Cada presente oculta, debaixo do laço e do papel de embrulho, uma decepção. Sentimo-nos muitas vezes decepcionados porque estamos à espera de outra coisa; pensamos que não se esforçaram o suficiente para seguir o rasto dos nossos desejos. Mas Marcelo aprecia por fim a humildade do presente porque ele e o seu amigo pertencem a um mundo em que se dá valor aos objectos mais insignificantes: cartão, molas, chapas, rolhas, cordas ou mesmo uma pedra podem transformar-se num brinquedo maravilhoso, numa fascinante caixa de surpresas.



Marta Azcona trata "Um presente diferente" como uma reflexão sobre a decepcção e, sobretudo, aborda a capacidade inata das crianças para dar rédea solta à sua imaginação e desfrutar do que têm mais à mão, por mais simples que pareça. Para elas, qualquer coisa se pode transformar num tesouro e tornar-se numa fonte de diversão, numa boneca russa que encerre todos os brinquedos, todos os presentes. "

Rosa Osuna acrescenta adereços interessantes, como a presença de uma misteriosa personagem que segue Tristão e Marcelo nas suas peripécias. A sua técnica artística combina a pintura com o pastel e as aplicações de tecido.”
Fonte: Wook
Rosa Osuna e Marta Azcona

Livro recomendado para Educação Pré-Escolar, destinado a leitura em voz alta.

Obra disponível na rede de bibliotecas do concelho de Arganil
Boas Leituras!

Sem comentários:

Enviar um comentário