segunda-feira, 23 de fevereiro de 2015

27 histórias para comer a sopa de Ursula Wolfel

"27 histórias para comer a sopa" de Ursula Wolfel.
Ilustrações de Bernasconi. Um livro editado pela Kalandraka em 2009
Começa assim: 
“Era uma vez um menino que não queria comer a sopa. 
A mãe disse-lhe: “Sou eu quem ta vai dar.” 
Então o menino respondeu: “Está muito quente!” 

A mãe mexeu a sopa. 
Agora já não estava quente. 
Mas então o menino virou a cabeça e resmungou: 
“Não tenho fome! Não quero comer! Quero brincar!” 

Então a mãe 
começou a contar-lhe uma história 
para ele comer a sopa.”




"A História da Árvore dos meninos"

 (...)


Fonte: interior do livro


"A apaixonante história da máquina de saltos, os estranhos gostos culinários de uma vaca, a história de uma borboleta recém-nascida que tinha medo de voar ou a generosidade de um esquilo para com uma família de ratos são alguns dos contos breves – mas de intenso sabor – que uma mãe vai desfiando para vencer a falta de apetite do filho frente a um prato de sopa.

Todos nós, nalgum momento da infância ou da maturidade, já nos vimos reflectidos neste livro: ora arquitectando artimanhas para estimular o apetite dos mais pequenos, ora abrindo a boca para dar as boas vindas a sucessivas porções de comida que sulcavam o ar a bordo de talheres voadores.


Neste caso, a colher que seguramos com estas “27 histórias para comer a sopa” contém as sugestivas narrações de Ursula Wölfel, adornadas pelo talento do ilustrador Pablo Bernasconi. Para comer a sopa, para ir para a cama, para tomar banho... qualquer actividade se torna irresistível se for precedida de algum destes contos, estruturados com uma linguagem simples e prática.

O gato que comia flan de chocolate, a lebre que salvou as outras lebres dos caçadores graças às suas grandes orelhas, as vicissitudes de um carrinho de brincar que entrou pelas galerias subterrâneas de uma toupeira... Ursula Wölfel mostra neste livro a sua habilidade para comunicar com a sensibilidade infantil e atrair a sua atenção.


Ilustração da história "A história do Pato Noctívago" (página 11)

A autora:
URSULA WÖLFEL
(1922, Ruhrgebiet, Alemanha) 
Cursou Germanística em Heidelberg. Depois da II Guerra Mundial trabalhou como auxiliar de escola, estudou Pedagogia e ingressou como professora num colégio para crianças com necessidades educativas especiais. Em 1959 escreveu o seu primeiro livro para primeiros leitores e com o tempo tornou-se uma das autoras de maior êxito para o público infantil e juvenil. Pertence ao PEN Club desde 1972, tendo recebido prestigiados galardões: pelo conjunto da sua obra obteve em 1991 o Prémio de Literatura Infantil e Juvenil da Alemanha.



O ilustrador:
PABLO BERNASCONI
(1973, Buenos Aires, Argentina)
Estudou Design Gráfico na Universidade Nacional de Buenos Aires, onde também foi docente durante 6 anos. Iniciou-se como ilustrador em 1998. As suas ilustrações são publicadas em diários de todo o mundo como The New York Times, The Wall Street Journal, The Times de Inglaterra. Recebeu prémios da Society of Newspaper Design pelos seus trabalhos em Clarín e La Voz de Galicia; o Arquivo Luezer da Alemanha seleccionou-o em 2005 como um dos 200 melhores ilustradores do mundo. Publicou livros infantis escritos e ilustrados por ele em Inglaterra, Alemanha, Estados Unidos, Coreia, Espanha e Argentina. Actualmente trabalha a partir de Bariloche, na Patagónia, para a Argentina, Alemanha, EUA, Inglaterra, Austrália, Espanha, Costa Rica e Japão."


Fonte: Kalandraka

Livro disponível na rede de bibliotecas do concelho de Arganil.

Boas leituras!

Sem comentários:

Enviar um comentário