terça-feira, 20 de janeiro de 2015

Zoom de Istvan Banyai




“Nada é o que parece bem poderia ser o lema deste álbum ilustrado sem texto do galardoado autor húngaro Istvan Banyai que, através de um efeito de surpresa, mantém a atenção do leitor bem presa e fora da sua zona de conforto, página após página, a cada zoom que passa.
O que aparenta ser uma estrela cor de laranja é, de facto, a crista de um belo galo que duas crianças espreitam da janela de uma quinta. O zoom afasta-se e o que acreditávamos ser uma quinta não passa de um brinquedo de uma menina. Novo zoom, e a menina não é mais do que um desenho na capa de uma revista que outro rapaz, entediado, segura enquanto está sentado à beira da piscina de um cruzeiro. Mais um zoom, e o cruzeiro transforma-se, por sua vez, num cartaz publicitário, contemplado a partir de um carro parado no trânsito... e zoom, por aí fora, até que o leitor, antes abalado pela falta de referências, entra no jogo e pede mais surpresas.

Cada ilustração é alternada por uma página a preto, como que a reproduzir o clique das antigas máquinas fotográficas. O estilo relembra o das bandas desenhadas dos anos 1970, entre o pop e o vintage. Elemento de ligação é também o ato de observar, no desenho e do desenho, do familiar para o universal.
No "zoom" final, como que num temporizador automático, nós próprios somos a maior surpresa do que procurávamos: todo o cenário é contemplado a partir de um helicóptero, que, visto do éter, é um ponto, um pequeno ponto, tal como a Terra, tal como nós, minúsculos, se vistos a partir de outra galáxia, mas enormes e poderosos no ato de ler o livro.

Fonte: Fnac

Capa do livro "Zoom" de Istvan Banyai.
Editado pela Kalandraka em 2014.

Ilustrações do interior do livro

Uma viagem repleta de surpresas...


Livro disponível na rede de Bibliotecas do concelho de Arganil
Boas leituras!

Sem comentários:

Enviar um comentário