segunda-feira, 24 de novembro de 2014

Hoje é o Dia Nacional da Cultura Científica: sugestões de leitura

De forma a divulgar o trabalho de Rómulo de Carvalho, a sala infantil e juvenil preparou uma exposição que reúne um conjunto de livros do autor e outros relacionados com o tema.


Livros de Rómulo de Carvalho

Apresentamos como sugestões de leitura Cadernos de Iniciação Científica que o autor publicou em Lisboa entre 1979 e 1985.

"A descoberta do mundo físico" de Rómulo de Carvalho.
Editado pela editora Sá da Costa em 1979.
Número 1 da coleção "Cadernos de Iniciação Científica"

Os Cadernos, ", (...) combinam no seu conteúdo um texto muito acessível e de fácil leitura, sem cair em simplificações que falseiem o entendimento da realidade, com uma apresentação atraente que recorre abundantemente à imagem não apenas para despertar o interesse do leitor mas também como veículo de informação, designadamente, situando os temas numa perspectiva histórica no longo e ininterrupto percurso cognitivo da Humanidade.”

"A experiência científica" de Rómulo de Carvalho.
Editado pela editora Sá da Costa em 1979.
Número 2 da coleção "Cadernos de Iniciação Científica"

 “Uma obra ímpar de divulgação científica, que apresenta alguns dos conceitos fundamentais das ciências físicas, de um modo acessível e acompanhado de ilustrações. Um patamar para a aquisição «consciente de conhecimentos de nível mais elevado», nas palavras do autor.”
Fonte. FNAC


"De onde vem a água da chuva? Por onde é que anda o sol durante a noite? O que são os relâmpagos? E os trovões? "Há pessoas" explica Rómulo de Carvalho numa linguagem fácil (por vezes, poética) que nada tem de facilitista, "que fazem perguntas destas sem se importarem muito com as respostas, mas há outras que não sossegam enquanto não arranjarem respostas que as satisfaçam."
in Visão, 13 Janeiro 2005



Visita a exposição e requisita livros para leres em casa com os pais.

Boas leituras!

Sem comentários:

Enviar um comentário