terça-feira, 25 de novembro de 2014

As origens de Portugal: história contada a uma criança de Rómulo de Carvalho

"As origens de Portugal: história contada a uma criança"
Autor e ilustrador: Rómulo de Carvalho
Prefácio:Frederico Gama Carvalho
Editado pela Fundação Calouste Gulbenkian em 2003 (3ª edição).

“Esta obra excepcional de Rómulo de Carvalho, que também fez as ilustrações, foi escrita na década de quarenta, em plena Guerra Mundial, tendo como destinatário o filho do autor, então uma criança de sete anos acabada de entrar na escola primária. A obra ficou incompleta, tendo o seu título sido dado pelo filho, Frederico Gama Carvalho, que assina o prefácio do livro, editado pelo Serviço de Educação da Fundação. Trata-se de uma viagem fascinante pelas terras onde nasceu Portugal, os povos e os homens que formaram a Nação Portuguesa, que são trazidos ao leitor pela mão e pelo olhar de um pedagogo, cientista, poeta e divulgador exemplar, numa linguagem simples e fascinante:
 "Sabes o que são poetas? São os homens que fazem versos. Quando os versos são bonitos e soam bem aos ouvidos, é muito agradável lê-los. Muitas pessoas aborrecidas ficam bem dispostas quando lêem versos. Por isso ser grande poeta é tão útil como ser grande médico ou ser grande engenheiro."
Interior do livro, página 5

«“O que de mais importante e original se me afigura nesta abordagem histórica é a preocupação da exactidão, da verdade, da imparcialidade. (…) incentiva o sentido crítico e nomeadamente ético, em relação a personagens e factos, o respeito pela liberdade de consciência de quem professa uma religião, seja ela qual for.

Interior do livro

"Não queiras acreditar nas fadas, nem nos papões, nem nos príncipes transformados em gatos e em cães, nem nos reis que passeiam de manto e de coroa na cabeça. Os reis são homens como quaisquer outros. Quando nascem vêm nus como tu quando nasceste. Comem como tu, mastigam com os dentes como tu, constipam-se como tu e, às tantas, morrem como tu.”

(…) Rómulo de Carvalho deteve-se na vida quotidiana dos povos que habitaram a Península, dando a conhecer usos e costumes:

"Pois fica sabendo que os celtiberos, em vez de atirarem as pedras à mão, usavam uma engenhoca para que as pedras fossem atiradas com muito mais força. Vou explicar-te como era essa engenhoca [a funda]. "

Interior do livro, página 18.

Descreveu pormenorizadamente um castelo. (...) Novidade para a época, introduziu o livro-brinquedo:
"Nas folhas que se seguem encontras desenhado um castelo para tu recortares, colares e armares […]. E quando fores grande não te esqueças de ir à cidade de Guimarães visitar o lindo castelo que lá está. Hás-de gostar muito.”»

Fonte: Luísa Ducla Soares 
In "A literatura infanto- juvenil de Rómulo de Carvalho





Interior do livro, páginas 96-99.

Um livro fascinante sobre as origens de Portugal!
Livro disponível na rede de bibliotecas do concelho de Arganil

1 comentário: