terça-feira, 11 de fevereiro de 2014

Hoje assinala-se o Dia da Internet mais Segura


Autor: Francisco José Iglesias Sanz
Ilustrações de Bruno Martínez Tabares
Edição: Everest, 2011
Para obteres mais informações acerca da informática, da Internet, pesquisas, jogos e conselhos a ter em conta para utilizares bem o teu computador, requisita na biblioteca o livro "O meu primeiro livro de informática".


"Com O meu primeiro livro de informática aprenderás a navegar, conversar, apagar, pesquisar informação, jogar on-line...


Descobrirás como surgiram os computadores, os sistemas operativos e as aplicações, bem como os dispositivos e as suas funções.


Nem tudo vale na rede, pelo que te damos indicações e conselhos para que faças uma correcta utilização do teu computador."

Fonte: contracapa do livro
Ilustrações de Bruno Martínez Tabares

O que é a Internet?
"A Internet é conhecida como «a rede das redes» ou a «grande teia de aranha das comunicações», onde qualquer pessoa, a partir de qualquer parte do mundo, pode aceder a toda a informação e serviços disponíveis.

Nasceu em 1969 e foi criada pelo Departamento de Defesa dos Estados Unidos, em colaboração com várias universidades. No início, foi concebida para o uso exclusivo do exército e era composta apenas por quatro computadores. Mais tarde, começou a ser utilizada por outras universidades e centros de investigação, a que se seguiram muitas outras organizações comerciais.

Em 1987, a rede mundial continuou a crescer, devido à grande difusão do computador pessoal com ligação, e recebeu o nome que hoje conhecemos: INTERNET. Desde então, o número de ligações não parou de aumentar e, hoje, são milhões.

Para navegar na Internet é necessário que o nosso computador disponha de ligação. A linha de telefone é a mais utilizada (RDIS e ADSL), ainda que também haja outros meios, como o cabo, a rede electrica, redes sem fios (Wi-Fi), etc.

A Internet baseia-se num conjunto de leis para a comunicação, chamado protocolo TCP/IP. Uma destas normas exige-nos uma identificação para circularmos na rede (endereço IP), tal como nos automóveis, que têm uma matrícula para poder circular nas estradas.

Que serviços nos oferece a Internet?
- Consultar informação.
- Conversar com os amigos do outro lado do mundo (chat).
- Jogar on-line
- Comprar artigos sem sair de casa... e muito mais! "

Fonte: interior do livro, página 30 e 31

Para mais informações dirige-te à biblioteca!
Boas leituras e n@veg@ em segur@nç@!!!

Sem comentários:

Enviar um comentário