sexta-feira, 26 de julho de 2013

O Príncipe com cabeça de cavalo de António Mota

Autor: António Mota
Ilustração: Martinho Dias
Gailivro, 2002
"Era uma vez um rei e uma rainha que estavam casados há muitos anos e não tinham filhos. O rei tinha muita pena e a rainha andava muito triste porque gostava muito de crianças. Um dia, a rainha foi dar um passeio pelos jardins do seu castelo e encontrou uma velha. O que terá dito a velha à rainha?"
Fonte: Wook

Começa assim:



E assim aconteceu. Nove meses depois a rainha teve um filho.
Um príncipe com cabeça de cavalo...
"Um dia o rei e a rainha decidiram que tinha chegado a altura do príncipe se casar. Mandaram o seu retrato para todas as cidades a ver se aparecia alguma princesa que se quisesse casar com ele. Todas as princesas olharam para o retrato e todas disseram o mesmo:
- Eu não nasci para casar com um príncipe que tem uma cabeça de cavalo! Como seriam os meus filhos, se eu me casasse com ele?
O príncipe andava muito triste por não encontrar uma noiva.
Vendo o seu filho tão amargurado, o rei mandou anunciar por toda a parte do reino que a menina, rica ou pobre, da cidade ou da aldeia, que se quisesse casar com o príncipe com cabeça de cavalo teria muitos criados para a servir, roupas finas, jóias e muito dinheiro.
(...) Em todo o reino apenas uma menina, muito pobre e muito mal vestida é que disse que estava disposta a casar-se com o príncipe."

Fonte: interior do livro

Mas a história não acaba aqui... muita coisa aconteceu e muito a menina teve de percorrer para casar com o príncipe. Requisita o livro na rede de bibliotecas do concelho de Arganil e ficas a conhecer toda a história...

O autor:

"António Mota nasceu em Vilarelho, Ovil, concelho de Baião, distrito do Porto, em 1957. É professor do ensino básico desde 1975. Em 1979 publicou o seu primeiro livro: «A Aldeia das Flores». Em 1983, com a obra «O Rapaz de Louredo», ganhou um prémio da Associação Portuguesa de Escritores. Em 1990, com o romance «Pedro Alecrim», recebe o Prémio Gulbenkian de Literatura para Crianças. Em 1996, com a obra «A Casa das Bengalas», ganha o Prémio António Botto. Desde 1980 tem sido convidado a visitar escolas preparatórias, secundárias e bibliotecas públicas em diversas localidades do País. Tem colaborado em vários jornais e foi interveniente em ações realizadas por várias Escolas Superiores de Educação de Portugal."
Fonte: Wook

Boas férias e boas leituras!

1 comentário: