quinta-feira, 25 de julho de 2013

O Fantasma da Ópera de Gaston Leroux

Autor: Gaston Leroux
Tradução: Alexandra Ribeiro
Ilustrações: Isabel Alves
Público Comunicação Social SA, 2004
Sinopse:

"O Fantasma da Ópera (1910) é o romance que maior fama conferiu a Gaston Leroux. A ideia para este livro surgiu do fascínio do autor pelo Teatro da Ópera, em Paris, que foi construído, como narra a história, sobre uma rede de catacumbas. O seu protagonista, Erik, foge de sua casa enquanto ainda criança para se juntar a uma feira cigana, pois fora renegado pelos seus pais, devido à sua extrema fealdade. Assim, repudiado desde o seu nascimento, cresce sem amor e aprende a ser independente e a cuidar de si sem ajuda de ninguém. Contrastando com a sua terrível deformidade física, a alma de Erik está dotada de uma extraordinária sensibilidade para a música e a arte. Ao longo do seu périplo juvenil, aprende magia e chega a transformar-se num mágico reconhecido. É tal o seu prestígio que os seus serviços são solicitados pelo Xá da Pérsia. Contudo, passado algum tempo vê-se forçado a fugir, regressando a Paris a tempo de participar na construção do magnífico edifício do Teatro da Ópera. Desta forma, Erik passa a ser um dos poucos homens conhecedores de todos os recantos do teatro. Eternamente discriminado numa sociedade cruel, Erik decide, uma vez finalizada a obra, instalar-se no sótão do edifício e fazer dele o seu lar. É ali que Erik desaparecerá, fundindo-se com os muros e cimento do teatro.
O que sucederá depois conduzirá o leitor a percorrer uma apaixonante história de amor impossível, terror, romantismo e intriga."

Fonte: Badana do livro

"Gaston Leroux (1828-1927) nasceu em Paris, filho de um abastado comerciante. Frequentou a escola em Caux, uma pequena localidade costeira e, já em Paris, estudou na Faculdade de Direito. Após a morte de sua pai, recebeu uma avultada herança que delapidou em apenas um ano. Começou a trabalhar então como repórter. (...) Influenciado por Dumas, Poe, Hugo, Verne e Doyle, publicou as suas primeiras obras nessa época, sendo distribuídas como ofertas em jornais diários. O seu primeiro êxito literário foi o romance de intriga O Mistério do Quarto Amarelo. Depois, e a partir de 1909, Leroux abandonará o jornalismo para se dedicar por completo à literatura. Em Inglaterra e nos Estados Unidos, a sua reputação cresceu graças aos seus romances de mistério com enredos complicados e vertiginosos. (...) A sua obra mais famosa é sem dúvida O Fantasma da Ópera, levada ao cinema pela primeira vez em 1925 e convertida num popular musical. (...)
Os seus romances proporcionaram-lhe uma vida desafogada, que desfrutou até ao final de seus dias. Morreu em Niza em 1927".

Fonte: Badana do livro

Começa assim:

Interior do livro

Para ler durante as férias!
Livro disponível na rede de bibliotecas do concelho de Arganil

Sem comentários:

Enviar um comentário