quinta-feira, 2 de maio de 2013

Leonardo da Vinci


     A 2 de Maio de 1519 morreu o pintor, escultor, arquiteto, engenheiro e cientista do Renascimento italiano, Leonardo da VinciPara assinalar a data sugerimos a leitura da obra “Leonardo da Vinci” escrito por Tony Hart e ilustrado por Susan Hellard. Um livro editado pela Campo das Letras em 2000.


    “No dia em que Leonardo da Vinci nasceu, o seu orgulhoso avô, António, anotou nos registos da família: “Sábado, 15 de Abril, às 10.30 da noite, no ano de 1452, nasceu-me um neto, o filho de Ser Piero, meu filho.”
     Leonardo nasceu numa pequena ladeia situada perto de uma vila chamada Vinci, na Itália.
A sua família adoptou o nome da terra como apelido.
    (…) Leonardo, que era um miúdo bonito e simpático, nasceu com notáveis dons. Tinha a cabeça sempre a trabalhar e andava constantemente à procura de coisas para aprender, sem descansar entre um assunto e outra.
    Leonardo trazia sempre consigo um caderno, no qual não parava de escrevinhar. Tinha uma estranha forma de escreve, com a mão esquerda e detrás para a frente. A única maneira de ler facilmente o que escrevia era com um espelho!


(…) Desde tenra idade, fazia desenhos maravilhosos com que registava os pensamentos e as observações que lhe surgiam enquanto deambulavam pelos campos.
(…) aos doze anos, Leonardo foi viver com o pai para Florença, numa casa que dava para os edifícios governamentais, onde Ser Piero trabalhava.
          

    (…) Leonardo amava os animais e aos vinte anos tornou-se vegetariano. Chegava a comprar gaiolas com pássaros só para poder libertá-los. Adorava estudar e desenhar o voo dos pássaros.
    “Quem me dera poder voar,” pensava. Então, desenhou uma máquina voadora de asas batentes e outra parecida com um helicóptero.


    (…) Leonardo morreu (...) nos braços do rei de França. Hoje em dia a sua famosa Mona Lisa é o quadro mais valioso do mundo inteiro.” 

Fonte: interior do livro

E se quiseres saber mais acerca da vida e obra de Leonardo da Vinci visita as bibliotecas do concelho de Arganil e requisita livros! Boas Leituras!

Sem comentários:

Enviar um comentário