quarta-feira, 17 de abril de 2013

O 25 de Abril contado às crianças... e aos outros de José Jorge Letria

  
 "Todos os anos têm um mês de Abril e todos os meses de Abril têm um dia 25. Porém, o dia 25 de Abril de 1974 foi um dia especial para os Portugueses. Porquê? Porque o País e os seus habitantes voltaram a viver em liberdade, depois de quase cinquenta anos de tristeza e de silêncio.
   Eu tenho a certeza que em casa ou na escola já te falaram do 25 de Abril, mas não sei o que te disseram sobre o seu significado e a sua importância para a vida de Portugal. É por isso que vou contar-te esta história. Uma história pessoal como todas as histórias, mas que envolve muito do que é a minha memória sobre esse dia e sobre tudo aquilo a que ele veio pôr fim.
   O dia 25 de Abril de 1974 vale por si mesmo, ou seja, por aquilo que aconteceu nessas vinte e quatro históricas. Mas vale, principalmente, por aquilo com que acabou e por aquilo a que deu início.
E assim também começa este livro, especialmente escrito a pensar nos pequenos e jovens leitores, nos seus pais, nos seus familiares e nos seus amigos"

Fonte: contracapa do livro

VII - Um dia que abalou a história

“Penso que neste momento já estás em condições de perceber que o 25 de Abril de 1974 não foi apenas uma data e um acontecimento. Foi uma viragem na nossa História do século XX, que explica muito daquilo que hoje somos e das condições em que vivemos.
Imagino que neste momento estejas a perguntar: mas o que foi afinal o 25 de Abril? Foi um golpe militar que a intervenção de pessoas de todas as idades, de todos os pontos do País e de várias origens sociais transformou numa revolução sem violência.”
Fonte: interior do livro


Texto de José Jorge Letria com ilustrações de João Abel Manta editado pela Terramar em 1999

“Trata-se de uma obra que surgiu nas comemorações dos vinte e cinco anos da Revolução dos Cravos e que apresenta uma forte componente visual da responsabilidade do artista plástico João Abel Manta (1888-1982).
Composta por oito capítulos – intitulados
I – Para que não esqueças Abril,
II – Era uma vez uma guerra,
III - As palavras proibidas,
IV – O Sol para além das grades, 
V – Este parte, aquele parte,
VI – Lá vamos cantando e rindo,
VII – O poder e a forma como funcionava 
VIII – Um dia que abalou a história - e sendo dirigida, como sugere o título, quer a um destinatário infantil, quer a um outro público cujos conhecimentos acerca do 25 de Abril de 1974 são restritos, a esta história encontra-se subjacente, antes de tudo, um claro e, aliás, muito nobre objectivo formativo.”
Fonte: Fnac

Livro recomendado pelo Plano Nacional de Leitura para os 3º, 4º, 5º e 6º Ano de escolaridade. Projectos relacionados com História de Portugal

Obra disponível na Rede de Bibliotecas do concelho de Arganil


Sem comentários:

Enviar um comentário