quinta-feira, 21 de fevereiro de 2013

O livro do Pedro de Manuela Bacelar

Texto e ilustrações de Manuela Bacelar
Edições Afrontamento, 2008

"Maria, que traz um filho dentro da barriga, conta à sua filha a história da sua infância. Uma história simples, de uma criança feliz. O que torna esta história especial é o facto de Maria ter dois pais: O Pedro e o Paulo.     

Fonte: Wook

Começa  assim:

“Da esquerda para a direita: a Maria
que tem um filho dentro da barriga, a filha
e o Pai, marido da Maria.
Dentro de pouco tempo o Pai vai preparar
a ceia de Natal.
A Maria irá descansar sentada no sofá
enquanto a filha brinca.
Depois a filha vai pedir à mãe um livro
de desenhos: um livro muito especial.



Então mãe e filha sentar-se-ão
confortavelmente no sofá e a mãe irá contar
à filha pela 73ª vez a história d'«O Livro
do Pedro», que é a história da Maria dos 7 aos
8 anos, a sua história.

Estes são os meus pais: O Pedro e o Paulo.
Fui viver para casa deles quando era ainda
muito pequenina. Não me lembro, mas
contaram-me.
Eu tinha 7 anos quando o Pedro ficou
sem emprego durante um ano e durante
esse ano fez muitos desenhos.

"Estes são os meus pais: o Pedro e o Paulo."
(...) 
De manhã tomávamos o pequeno almoço
em casa e o Paulo, antes de ir para o trabalho,
deixava-me na escola, onde além de uma
professora eu tinha muitos amigos.

(…)
Um dia fiz anos.
Era Verão e a escola tinha acabado. Eu estava
em férias.
Convidei os meus primos e os meus amigos
e tive um bolo com oito velas.”
Fonte: interior do livro



Ilustrações do interior do livro de Manuela Bacelar

Obra disponível na rede de Bibliotecas do concelho de Arganil

Sem comentários:

Enviar um comentário