quinta-feira, 18 de outubro de 2012

"Moby Dick, um clássico de Herman Melville"

E porque hoje se comemora o 161º aniversário do Moby Dick,
aqui deixamos a sugestão de leitura para ler e reler! 
  

 

“Durante anos, o Capitão Ahab tem perseguido a grande baleia branca que lhe arrancou a perna. Está completamente obcecado em apanhar a gigante Moby Dick e, finalmente, obter a sua vigança. Ahab reúne uma tripulação, composta por estranhas figuras, para uma ultima viagem no Pequod, um baleeiro do séc. XIX, e navegam em direcção aos oceanos mais revoltos, numa perseguição frenética e cheia de drama. Repleta de pormenores fascinantes acerca das baleias e da vida nos mares, e guiada pela loucura de um homem, está é uma história de aventuras extremamente emocionante.
Mas, porque é contada por um rapaz, chamado Ishmael, flutuando à deriva no mar em cima de um caixão?”

Fonte: Contracapa do livro
Editado pelo Público Comunicações Social, imp. 2004
Herman Melville

O autor, “Herman Melville nasceu em Nova Iorque, em 1819, e aí estudou até à idade de 13 anos, quando foi forçado a abandonar a escola, depois do negócio do pai falir. Embarcou num navio, em direcção a Liverpool, iniciando depois uma série de expedições de pesca à baleia nos mares do Sul. A sua experiência na pesca à baleia serviu-lhe de inspiração para os seus primeiros livros Taipi (1846) e Omo (1847) e, depois Moby Dick (1851). Apesar de ter lutado durante alguns anos, Melville não conseguia viver unicamente daquilo que escrevia. Por isso, aceitou um emprego enquanto funcionário público no sistema de imigração de Nova Iorque de 1866 Até 1885.

Melville continuou a escrever, mas desse trabalho muito pouco foi publicado e raros foram aqueles que reconheceram o génio, pelo menos até à sua morte, em 1891, quando o manuscrito ainda por publicar, Billy Budd, foi descoberto. A sua publicação, em 1924, deu origem a um interesse renovado por todas as suas obras e Moby Dick foi tardiamente aclamado como tendo sido, provavelmente, o maior épico da literatura norte-americana.”
 
Fonte: Contracapa do livro
Editado pelo Público Comunicações Social, imp. 2004
  
 Um clássico de Herman Melville
Livro disponível na Rede de Bibliotecas do Concelho de Arganil

Sem comentários:

Enviar um comentário