quinta-feira, 13 de setembro de 2012

"O Gatuno e o extraterrestre trombudo"



 “Era verde como os extraterrestres da televisão, não falava qualquer língua conhecida dos animais, tinha rodas em vez de patas e, isto era o pior, uma tromba gigante que usava para cheirar e comer”.
Assim pensava Gatuno, gato branco com uma mancha amarela que parecia um ovo estrelado quando estava a dormir espalmado no sofá, intrigado e furioso por ter de partilhar a marquise com aquela “nave”.
Dissertando sobre o dia-a-dia dos donos e do filho, André, o Gatuno vai gemendo a sua sorte e tentando vinganças que, obviamente não resultavam.         
Até que um dia o extraterrestre acordou “rouco” e o Gatuno achou injusto que os donos o fossem pôr no lixo só por estar doente. E se lhe fizessem o mesmo se, por acaso apanhasse sarampo ou varicela?
Invadiu-o uma onda de solidariedade. Atirou-se em voo para cima dele e em algum botão deve ter tocado porque o trombudo começou a girar pala casa (…). Afinal estava bom o trombudo!
Afinal, quem era o extraterrestre, o trombudo?          
(É que, nos pensamentos de um gato, aspirador é palavra que não existe. Isso é coisa de humanos.)
Divertido, bem escrito, com um ritmo muito bem conseguido, esta obra vai deliciar os miúdos com as tropelias de um gato e de um aspirador
.”
Fonte: Gulbenkian

Ilustrações do livro

 “O Gatuno já não sabe o que há-de fazer. A sua pacata vida de gato ficou de repente ameaçada pela chegada de um ser muito estranho, todo verde, com rodinhas e uma tromba enorme através da qual respira, cheira e come! Mas a ele não o enganam, não. Aquilo é de certeza um extraterrestre, um alien igualzinho aos que aparecem na televisão. Esta criatura do outro mundo quer de certeza apoderar-se do seu território,
especialmente a marquise lá de casa, e ganhar o afeto dos donos, tudo para que ele, pobre gato, passe para segundo plano. Mas o Gatuno não vai em cantigas e fará o que puder para enfrentar o inimigo e para que tudo volte a ser como dantes
.”

Fonte: contracapa do livro

Uma história de Maria João Lopes com ilustrações de Paulo Galindro.
Editado pela Dinalivro em 2012

Livro disponível na Rede de Bibliotecas do Concelho de Arganil

Sem comentários:

Enviar um comentário