sexta-feira, 31 de agosto de 2012

O Caderno Vermelho da Rapariga Karateca

O Caderno Vermelho da Rapariga Karateca é a primeira obra de Ana Pessoa. Vencedora do prémio Branquinho da Fonseca — Expresso/Gulbenkian, na Modalidade Juvenil – 2011.


O Caderno Vermelho da Rapariga Karateca
Autora: Ana Pessoa
Ilustração: Bernardo Carvalho
Editora: Planeta Tangerina, 2012
 
N não é uma menina, é karateca.
N tem 14 anos, quase 15, e o seu maior sonho é ser cinturão negro e beijar o Raul.
N gosta de escrever, mas prefere lutar com o Raul.
(Escrever é uma seca.)
Isto não é um diário. Não tem chave, não tem segredos.
(Sim, tem segredos.) Também tem vontade própria, páginas movediças, palavras como «diarreia» e «romântico» e personagens como a bruxa má que quer aprender a ser boa e a mosca que não sabia quem era.
Isto é o Caderno Vermelho da Rapariga Karateca. O objeto preferido de N, um animal de estimação, uma personagem, uma pessoa de verdade.
(O que é a verdade?)

Fonte: contracapa do livro




Fonte: contracapa do livro


“A convite da Fundação Calouste Gulbenkian já integrei várias vezes o júri do Prémio Branquinho da Fonseca (…). Em 2011 saltou-me à vista O Caderno Vermelho da Rapariga Karateca. Fresco, despretensioso, divertido, com ritmo e com graça, lê-se com agrado e anuncia uma jovem escritora que se inicia como quem é capaz de erguer um projeto pessoal. Ser um dos elementos do júri que atribuiu a este livro o Prémio Branquinho da Fonseca foi um prazer. E é uma alegria vê-lo agora publicado pela editora Planeta Tangerina.”
Ana Maria Magalhães
 
Livro disponível na Rede de Bibliotecas do Concelho de Arganil

Sem comentários:

Enviar um comentário