segunda-feira, 2 de abril de 2012

Frequenta as Bibliotecas Públicas no concelho de Arganil durante as férias escolares

Podes ouvir e contar histórias, participar em ateliers de expressão escrita, plástica e relacionadas com as novas tecnologias da informação, jogar e entrar no Peddy Paper. Precisas de trazer boa disposição e energia positiva para enfrentares os desafios e as actividades que propomos.
Aparece e não te esqueças de convidar os teus amigos!


Segunda-feira: Biblioactiva.ler

Esta actividade tem como objectivo partilhar com os utilizadores as potencialidades e ferramentas que o Blogue oferece enquanto instrumento de divulgação, promoção de livros, leituras e actividades. Apresentar sugestões, partilhar informação, descrever acções e enriquecer conteúdos, estes serão alguns dos desafios lançados aos participantes.

Terça-feira: livros cinzentos com histórias que brilham…

Esta acção pretende divulgar livros que devido às suas características gráficas, em que a ilustração não é complemento do texto, se encontram por vezes esquecidos nas estantes da biblioteca municipal, da biblioteca da nossa escola e mesmo em nossa casa!
Livros sem cor, sem imagens mas com histórias de encantar que devem ser divulgadas, lidas e escutadas por todos que gostam de viver grandes aventuras. Para que saiam das estantes, nestas férias, a sala infantil mostra-te livros com estas características, para que ler, seja um prazer!

 Terça-feira: “O jardim dos escritores ”

Aproveitando o espaço envolvente da Biblioteca Alberto Martins de Carvalho as crianças vão ser convidadas a viver a leitura em sintonia com a natureza.
Esta atividade pretende retomar um projeto que há alguns anos envolveu as escolas do 1ºciclo do alto concelho, algumas delas já extintas, onde a vida e obra de vários autores foram estudados e para os quais foi feita uma placa comemorativa.
Nestas férias os meninos vão ser convidados a colocar num canteiro do Jardim dos Escritores essa placa, lendo e partilhando leituras em voz alta, cuidando e regando as flores desses canteiros.

Quarta-feira: BiblioJogo

Esta actividade tem como objectivo proporcionar aos utilizadores um momento lúdico e de entretenimento. Através de um jogo com diversas tarefas: perguntas de cultura geral, mímica, desenho, palavras proibidas (...) pretende-se incentivar o espírito de grupo e de equipa entre os participantes. Para participar no jogo será necessário a inscrição da equipa ou do participante.

Quinta-feira: Ilustra a mensagem

         Para assinalar o mês do Livro, a Sala Infantil convida os utilizadores a ilustrar a mensagem do Dia Internacional do Livro Infantil. Ilustra a mensagem”, uma oficina de expressão plástica onde as tintas, pincéis, marcadores, lápis, canetas, imaginação, criatividade, cor e fantasia são ingredientes essenciais para participar nesta oficina. O som das palavras encanta e oferece a oportunidade de sonhar e viajar. Viaja para esse universo e ilustra o mundo que visitas através das palavras. Depois da leitura da mensagem “Era uma vez um conto que contava o mundo inteiro” de Francisco Hinojosa as crianças são convidadas a elaborar a ilustração.


Sexta-feira:  Gostos e tendências!

         Esta actividade pretende criar momentos de interacção e convívio entre os participantes através de propostas que passam por diferentes suportes: livro, áudio, visual (livros, jogos, música, fotografia, vídeo…).
Participa com a temática que mais te agrada e partilha com os teus colegas o livro que mais gostas, o teu vídeo preferido, a tua música favorita, o teu jogo predilecto! Participa e recorre ao fundo documental da Biblioteca!

Horário das actividades:
Manhã: 10.30 - Tarde: 14.30h

Para mais informação consulta a página http://www.bibliotecas.cm-arganil.pt

Sem comentários:

Enviar um comentário