segunda-feira, 30 de abril de 2012

Enquanto o meu cabelo crescia

E porque amanhã é sábado, aqui fica uma pequena novela sobre cortes, penteados,
madeixas e outros milagres...
Autora: Isabel Minhós Martins
Ilustradora: Madalena Matoso
Editora: Planeta Tangerina, 2010

"É preciso compreender os cabelos" costumava dizer a Mila sempre que aparecia alguém novo no salão. (...) No Salão, havia quem dissesse que a Mila tinha uma grande imaginação. Mas quem dizia isso eram as clientes acidentais. (...)
A minha avó Ju não falhava um Sábado.
"Nem que esteja a nevar, nem que venha o Papa, nem que fique coxa..." dizia ela sempre que a minha mãe a tentava desemcaminhar para outro programa.
(...) De vez em quando, quando a minha avó achava a minha franja comprida, dizia à Mila:
"Hoje a Vera também corta."
E a Mila cortava, sempre igual.

Até àquela tarde fatídica
(em que a tragédia aconteceu).

(...) "Hoje a Vera também corta, mas certinho, ham?"
E a Mila, que estava ajeitar um penteado com a cabeça metida num secador, até ouviu... mas ouviu mal.
"Vamos a isso?" perguntou ela.


As semanas seguintes foram de espera.
De longa e dolorosa espera.
Continuei a ir ao Salão.
(...) E foi assim, calada a um canto, que me apercebi das transformações mirabolantes (eu diria até milaborantes) que aconteciam no Salão".





Os cabelos não são um assunto fácil:
Quem os tem lisos, prefere os encaracolados.
Quem os tem escuros, acha os loiros mais bonitos.
Quem os tem curtos, espera que cresçam depressa...
Mila, a cabeleireira deste livro, compreende tudo isto e é capaz de surpreender os clientes com as transformações mais mirabolantes.
Mas há mudanças súbitas que nem todos estamos preparados para aceitar.
E um dia, uma pequena tragédia aconteceu entre as paredes do salão...
Um livro sobre penteados, mudanças e preconceitos cortados à tesoura... e também sobre os pequenos (grandes) desgostos que acompanham a infância e ajudam a crescer. 

Fonte: Planeta Tangerina

Este livro inclui CD com narração e música de Sérgio Pelágio.
Uma obra recomendada pela Gulbenkian/Casa da Leitura e aconselhado pelo Plano Nacional de Leitura

Livro disponivel na Rede de Bibliotecas do Concelho de Arganil

Sem comentários:

Enviar um comentário