sexta-feira, 10 de fevereiro de 2012

A história dos brincos de penas de Maria Teresa Maia Gonçalves

Capa do Livro "A história dos brincos de penas"
A história dos brincos de penas é um livro escrito pela Maria Teresa Maia Gonzalez com ilustrações de Inês do Carmo editado pela Editorial Presença em 2006.

Ao passear tranquilamente por terras da Águia Tonta, um pequeno índio depara-se com seis coloridas penas de ave que, inesperadamente, caem a seus pés. Ignorando a sua proveniência, Pé-de-Atleta decide recorrer ao grande chefe da tribo em busca de uma explicação. De imediato, os elementos da tribo Sempre-em-Pé saem das suas tipi e reúnem-se à volta de uma crepitante fogueira. Pé-de-Atleta apresenta o seu enigma e todos tentam desvendar aquele grande mistério: de onde teriam surgido as penas? Alternadamente, apresentam os seus argumentos. No entanto, a justificação para tal acontecimento seria muito mais profunda!

A tia Pé-de-meia estava sentada confortamente dentro do seu tipi (nome dado a uma tenda índia).
Via-se que estava concentrada a coser uma manta muito velha que já tinha dez remendos (...)


Apreciação pessoal: Trata-se de um livro muito divertido, especialmente devido aos nomes e à caracterização de todas as personagens intervenientes. Perto do final, a história narrada transporta-nos para o universo dos afetos, onde a saudade assume revelada importância.

Texto elaborado pela professora Sandra Santos
(Centro Escolar de S. Martinho da Cortiça)

Livro disponível na Rede de Bibliotecas do Concelho de Arganil

Sem comentários:

Enviar um comentário